Saturday, December 8, 2007

A violência doméstica (artigo de opinião)



Cada vez mais mulheres são vítimas de maus tratos em Portugal. Todos os dias estas mulheres são espancadas brutalmente pelos maridos, que muitas vezes chegam a casa embriagados. No entanto não são só as mulheres que sofrem espancadas pelos seus cônjuges. Também existem casos de homens que são agredidos pelas companheiras.

A falta de apoio e compreensão por parte das autoridades já levaram mulheres a morrer vítimas de maus tratos. Mas o que pode levar alguns homens a agredirem as mulheres? Talvez crises entre o casal, problemas financeiros ou problemas psicológicos do agressor. Seja quais forem as razões, nada justifica que se agridam mulheres e, por vezes, crianças inocentemente.

Será que dá prazer agredir alguém? Será que as vítimas continuam a amar os companheiros? Será que alguém que é agredido conseguirá manter a serenidade psicólogica? Concluímos que estas atitudes são de grande um grande desiquilíbrio e razão alguma a pode justificar, já que magoar alguém psicológica e fisicamente é um acto desumano. Quando vejo um colega meu ou amigos magoados a única coisa que me passa pela cabeça é ver se ele está bem. Não consigo pois compreender como se pode espancar alguém e não sentir remorsos. Numa relação entre duas pessoas, onde a confiança, o amor, a fidelidade e a amizade devem existir, não faz sentido haver violência entre ambos. Nos casos em que existem crianças, estas são as que mais ficam afectadas psicologicamente. Será que é bonito ver os nossos pais, as duas pessoas de quem mais amamos, em conflitos que envolvem violência? Decerto que não!

A violência doméstica não pode continuar a existir. Há que fazer algo para a impedir! O que há a fazer é ajudar as pessoas que são vítimas de maus tratos e não ter pena delas. Vamos ajudá-las a ter uma vida melhor. Vamos compreender o sofrimento destas pessoas e dar-lhes o nosso apoio!

Joana Graça nº13 e Ana Margarida Pereira nº5, 8ºA

2 comments:

Unknown said...

Vlw, Vc me ajudou na hora certa!!!
Vc lenbra daquele ditado: a sua inveja é a minha art
Aprofessora me elogiou com seu texto
vlw
agradeço!!!

Unknown said...

Gosto muito dos artigos do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online. Emily Nascimento